Frontwave Home

PT

resistencia à flexão- fachada em pedra natural de edifício

Dimensionamento de Fachadas: resistência à flexão e às ancoragens

O conhecimento completo das propriedades do material pétreo é essencial para o sucesso de qualquer aplicação em pedra natural. No contexto específico de fachadas, especialmente as fachadas ventiladas, a relação entre a resistência do material e a resistência na ancoragem local é fundamental para a segurança do projeto.

Avaliação das tensões nos painéis de revestimento

Ao executar um estudo de fachada ventilada, é crucial avaliar as tensões nos painéis de revestimento em pedra. Essas tensões estão sujeitas a cargas de vento e peso próprio. Os resultados dessas avaliações devem ser comparados com os ensaios realizados para a resistência à flexão e a resistência à ancoragem.

Qualquer empresa fornecedora de pedra natural para projetos desse tipo, deve realizar uma avaliação completa das propriedades do material pétreo, em particular a resistência à flexão e às ancoragens. Além disso, é necessário considerar as condições ambientais locais para garantir que a fachada seja projetada e construída com segurança e durabilidade adequadas.

Ensaios mecânicos de resistência à flexão e às ancoragens

O dimensionamento de fachadas leva em consideração tanto a resistência à flexão quanto a resistência às ancoragens para garantir a integridade e segurança das estruturas. O ensaio de resistência à flexão é particularmente importante quando as pedras são submetidas a fortes solicitações de flexão. Isso ocorre, por exemplo, em pisos suspensos (degraus) ou revestimentos de fachadas de prédios muito altos. Nessas situações, as pedras são fixadas por ancoragens metálicas e necessitam de ter resistência adequada para absorver as acomodações do suporte e as pressões do vento, sem sofrer danos.

As fachadas em pedra continuam a ser emblemáticas e são diversos os sistemas de fixação que podem ser utilizados. Para garantir a adequação do sistema e do tamanho de placas a utilizar, é necessário avaliar a resistência do conjunto pedra mais sistema e fazer o projeto de dimensionamento da fachada a partir daí.

O efeito do gelo nas características de desempenho

Em projetos de fachadas em zonas ou países com ocorrência de gelo severo a moderado, é crucial entender o comportamento da pedra nesses ambientes. Além dos ensaios mencionados anteriormente, recomenda-se realizar o ensaio de resistência ao gelo, especialmente do tipo tecnológico. Isso permitirá avaliar o efeito dos ciclos de gelo/degelo nas características de desempenho relevantes, como a resistência à flexão e às ancoragens.

Laboratório acreditado em pedra natural

Se tem entre mãos um projeto de fachada, somos o parceiro certo! Podemos ajudá-lo, não só, na execução dos ensaios no nosso Laboratório de materiais e produtos acreditado pelo IPAC e reconhecido internacionalmente, como apoiá-lo na validação do projeto estrutural da fachada, desde a escolha do material à verificação da conformidade do sistema de fixação utilizado.

Alguns dos mais recentes projetos para os quais a Frontwave contribuiu com os seus serviços especializados foram:

  • Estudo de Dimensionamento para Fachada Ventilada do Edifício C1 do “London Dock” (em 2020)
  • Ensaios Mecânicos e de Durabilidade para avaliação da resistência do mármore aplicado na fachada do Museu de História da Polónia (em 2021)
  • Ensaios Mecânicos e de Durabilidade para avaliação da resistência de elementos de fachada, em New Jersey (a decorrer atualmente, em 2024)

Entre em contacto connosco para falarmos sobre o seu projeto!

Frontwave

Fale connosco para realizar o seu projeto.