Cada vez mais as empresas de extração e transformação da pedra natural procuram este ensaio laboratorial para determinar os efeitos que o frio ou o gelo tem na estrutura da pedra.
A Norma de Ensaio EN 12371 especifica o método para determinar a resistência ao gelo da
pedra natural.
Para que serve o ensaio da resistência ao gelo?
O objetivo do ensaio da determinação da resistência ao gelo é avaliar as alterações sofridas pela pedra natural na sua aparência visual e/ou nas suas características físico-mecânicas, quando submetida a ciclos sucessivos de gelo-degelo.
Há uma grande variedade de aplicações, nomeadamente em pavimentos e revestimentos exteriores, sendo a declaração de desempenho obrigatória no âmbito da Marcação CE dos seguintes produtos em pedra natural:
- Lajes para pavimentos exteriores (EN 1341)
- Placas para revestimento de paredes (EN 1469)
- Ladrilhos modulares (EN 12057)
- Placas para pavimentos e degraus (EN 12058)
Como se faz o ensaio da resistência ao gelo?
Através da aplicação de ciclos sucessivos de gelo ao ar e degelo em água, sendo cada ciclo constituído por um período de seis horas de gelo ao ar, com temperaturas mínimas que podem chegar aos -12ºC, seguido por um período de seis horas de degelo, durante o qual os provetes estão imersos em água.
Existem duas tipologias de ensaio: ensaio tecnológico e ensaio de identificação.
A escolha entre o ensaio tecnológico ou de identificação deverá ser feita com base na finalidade de aplicação do resultado:
- Tecnológico para aplicar em cálculos de dimensionamento dos elementos de pedra natural
- de Identificação para avaliar as variações sofridas no comportamento da estrutura externa e interna da pedra natural.
A resistência ao gelo como fator decisivo na seleção da pedra
A variedade de rochas ornamentais existente e a diversidade das situações de utilização em exteriores, torna difícil a adoção de critérios únicos a nível das características climáticas das diversas regiões do globo.
Nesse sentido, o que se verifica é que os países mais afetados pelo gelo já produziram disposições internas adequadas, tanto para cada região, como para cada tipo de aplicação, estabelecendo o número de ciclos de gelo que a pedra deve suportar sem evidenciar deterioração e, como tal, exigem a execução do ensaio de Resistência ao Gelo, como fator decisivo no momento de seleção de uma determinada pedra.
Trata-se de um ensaio com um prazo de execução relativamente longo (dependendo dos ciclos de gelo pretendidos), pelo que o seu planeamento antecipado, pode ser um fator decisivo. Se pertence ao grupo de empresas que exporta para países com ambientes climáticos de gelo moderado a severo (Noruega, Dinamarca, Suécia, Reino Unido, entre outros), é essencial que conheça o comportamento das suas pedras.
Prepare-se com tempo e execute este ensaio connosco! O nosso laboratório de materiais e produtos tem acreditação reconhecida a nível internacional.