Frontwave Home

PT

Tipos de ensaios de materiais e suas aplicações

Os ensaios de materiais têm como objetivo avaliar as propriedades e o comportamento dos materiais em diferentes condições. São fundamentais na engenharia e na indústria para garantir a qualidade, segurança e desempenho dos materiais utilizados em diversas aplicações e estruturas. 

Classificação dos ensaios de materiais

Existe uma enorme variedade e especificidade de ensaios que são realizados para caracterização dos materiais e que podem dividir-se em:

  • Ensaios físicos: para avaliar as propriedades físicas e comportamento de um material sob diferentes condições, sendo os mais comuns a absorção de água, massa volúmica, porosidade, resistência ao escorregamento (através da medição do coeficiente de atrito) e módulo de elasticidade.
  • Ensaios mecânicos: avaliam as propriedades mecânicas e a resistência do material, como a resistência à flexão, à compressão, à abrasão (desgaste), às ancoragens e ao impacto.
  • Ensaios de envelhecimento: realizados para simular e entender como os materiais se comportam ao longo do tempo, quando sujeitos a fatores como a exposição a condições ambientais moderadas a severas (por exemplo, gelo/degelo), choque térmico, calor e humidade, cristalização de sais, entre outros.
  • Ensaios químicos: para caracterizar as propriedades químicas dos materiais, contribuindo para a compreensão da sua resistência a agentes corrosivos, reatividade química e comportamento em diferentes ambientes. Alguns exemplos destes ensaios são a Difração de Raios-X e a Espetroscopia.
  • Ensaios petrográficos: estudam as características e composição das rochas através da análise macroscópica e microscópica de seções finas de amostra de rochas (lâminas delgadas), fornecendo informações cruciais sobre as características físicas e mineralógicas das rochas. Essas informações, por sua vez, podem ser utilizadas para inferir propriedades físicas, químicas e mecânicas das rochas, contribuindo para uma compreensão mais abrangente de sua composição e comportamento em diferentes condições.

 Acreditacao artigo scaled 1

Aplicações dos ensaios de materiais na indústria dos recursos naturais

Os ensaios de materiais desempenham um papel vital na indústria dos recursos naturais, desde a extração até à utilização final, destacando-se as seguintes aplicações:

  • Controlo de qualidade de matérias-primas: os ensaios permitem verificar se os recursos minerais cumprem os requisitos de pureza, composição, granulometria, resistência, etc., para serem utilizados em diferentes indústrias, como a cerâmica, a construção civil, a metalurgia, a química, entre outras. Por exemplo, o ensaio de resistência à compressão é importante para controlo da qualidade do granito. Este ensaio consiste em aplicar uma força crescente sobre uma amostra de granito até que ela se rompa, medindo a tensão máxima suportada pelo material. O ensaio de resistência à compressão permite avaliar a resistência mecânica do granito, que é uma propriedade importante para a sua aplicação em pisos, escadas, fachadas, etc. 

  • Conformidade com normas e regulamentações: os ensaios permitem verificar se os recursos minerais estão de acordo com as normas e regulamentações nacionais e internacionais, que estabelecem os critérios de qualidade, segurança e sustentabilidade dos produtos e processos. Por exemplo, as rochas ornamentais devem cumprir as normas relativas à resistência à compressão, à abrasão, à flexão, etc., para serem usadas na construção e na decoração.

  • Avaliação de desempenho de produtos: os ensaios permitem avaliar o comportamento dos recursos minerais quando submetidos a diferentes condições de utilização, como temperatura, pressão, humidade, corrosão, etc. Por exemplo, os diatomitos são testados quanto à sua capacidade de absorção, filtração, isolamento térmico, etc., para serem usados como filtros, isolantes e abrasivos.

  • Segurança operacional: os ensaios permitem prevenir e minimizar os riscos associados à exploração, extração,  transporte e armazenamento dos recursos minerais, tanto para os trabalhadores como para o ambiente. 

  • Investigação e desenvolvimento de novos materiais: os ensaios permitem estudar as propriedades e o potencial dos recursos minerais para a criação de novos materiais, com características melhoradas ou inovadoras, para diversas aplicações. Por exemplo, o quartzo é testado quanto à sua piezoeletricidade e  luminescência para ser usado em aparelhos ópticos, científicos e eletrónicos.

No nosso Laboratório dispomos de uma vasta gama de ensaios laboratoriais de modo a permitir uma caracterização detalhada da pedra natural. Contamos com uma equipa técnica muito experiente e um serviço de qualidade.

Fale com os nossos especialistas e agende já os ensaios de materiais para a sua empresa! Contacte-nos por email através do endereço paula.rebola@frontwave.pt ou telemóvel nº 938 436 402.

Frontwave

Fale connosco para realizar o seu projeto.