Já fez os ensaios necessários para aferir as características físico-mecânicas da sua pedra. E agora? Como interpretar os resultados? Como indicar a arquitetos, engenheiros, projetistas e construtores o desempenho dos materiais e as aplicações mais adequadas a cada tipo de pedra? Foi para dar resposta a estas questões que desenvolvemos a Ficha Técnica de Avaliação de Desempenho (FTAD). Trata-se de um documento técnico essencial para as empresas da indústria extrativa e/ou transformadora de pedra natural que pretendem potenciar uma comunicação eficiente com arquitetos, engenheiros, designers e construtores, garantindo escolhas informadas para os projetos.
A quem se destina a Ficha Técnica de Avaliação de Desempenho?
A FTAD é um documento técnico especializado que avalia as características físico-mecânicas individuais da pedra natural, analisa as intercorrelações entre os diferentes parâmetros e traduz a interpretação dos resultados em recomendações objetivas para a aplicação adequada do material.
É relevante para os seguintes profissionais:
- Empresas de Pedra Natural: A FTAD fornece informações claras aos clientes de forma acessível e apoia tecnicamente na venda.
- Arquitetos e Designers: Garante a escolha da pedra mais adequada ao projeto e permite comparar diferentes pedras dentro da mesma classe litológica.
- Engenheiros Civis: Permite uma avaliação dos parâmetros estruturais e a análise da compatibilidade com o uso pretendido.
- Construtores: Fornece recomendações sobre limpeza, manutenção e reparação da pedra natural.
Componentes Principais da FTAD
1. Identificação e Especificações da Pedra
Esta secção inclui:
Nome comercial e tradicional da pedra Tipo de rocha (ex.: calcário, granito, mármore). Local de extração |
2. Caracterização Físico-Mecânica
Esta secção sistematiza de forma clara e objetiva os dados mais relevantes da caracterização físico-mecânica da pedra natural, nomeadamente:
- Absorção de Água – Avalia a suscetibilidade a manchas.
- Massa Volúmica e Porosidade – Mede a compactação e porosidade da pedra.
- Resistência à Flexão e/ou Compressão – Indica a resistência a esforços mecânicos.
- Resistência ao Gelo – Testa a resistência a ciclos de gelo e degelo.
- Resistência às Ancoragens – Avalia a capacidade da pedra de suportar fixações com segurança
- Resistência ao desgaste – Indicia sobre a durabilidade em ambientes de alto tráfego.
- Resistência ao escorregamento – Avalia a aderência da superfície da pedra quando em contato com diferentes condições como a água.
Quanto mais parâmetros forem fornecidos pelo Cliente, mais precisa e fundamentada será a avaliação técnica.
3. Avaliação de Desempenho
Neste ponto, os valores de projeto resultantes dos ensaios laboratoriais são apresentados sob a forma de uma escala classificativa qualitativa, elaborada com base na comparação com os valores médios esperados para as propriedades da classe litológica em análise (mármore, calcário, granito etc.).
Esta escala classificativa pretende facilitar a interpretação do desempenho individual de cada parâmetro avaliado nos ensaios laboratoriais, permitindo a:
- Compreensão simplificada e uma avaliação rápida e intuitiva do desempenho da pedra.
- Comparação direta de diferentes materiais de maneira objetiva dentro da mesma classe litológica.
- Tomada de decisão mais eficiente.
4. Aplicação Recomendada
Após um estudo de relação entre os vários resultados de ensaios na caracterização física e mecânica de produto, os técnicos especializados da Frontwave fazem uma análise interpretativa dos mesmos e avaliam a adequação ao uso da pedra em questão.
Tendo em conta os resultados, a FTAD recomenda as aplicações adequadas para cada tipo de pedra, nomeadamente revestimento interior e/ou exterior, pavimento interior e/ou exterior, cantarias e alvenarias, bancadas ou elementos de decoração urbana:
Há situações onde pode ser necessário solicitar ensaios adicionais, para uma melhor avaliação, por exemplo:
- Projetos personalizados que exigem ensaios específicos, nomeadamente para dimensionamento estrutural para a garantir um nível de segurança adequado.
- Ambientes agressivos (ex.: proximidade com o mar, ambientes com condições climáticas adversas, como por exemplo, gelo).
- Requisitos específicos de segurança (ex.: superfícies com requisitos de resistência ao escorregamento).
5. Anexo Informativo
Nesta secção a Ficha Técnica de Avaliação de Desempenho apresenta informações essenciais sobre a limpeza, manutenção, remoção de manchas e cuidados a ter com a pedra natural.
Pretende-se fornecer um guia prático que ajude na preservação e longevidade da pedra natural.
Conclusão
A Ficha Técnica de Avaliação de Desempenho é uma ferramenta essencial para os prescritores da pedra natural (empresas, arquitetos, engenheiros, designers, consultores, etc.), ajudando a tomar decisões informadas e com segurança.
Entre já em contacto com os nossos especialistas e experimente os benefícios de ter uma FTAD!