As Comissões Técnicas de Normalização são órgãos técnicos que visam a elaboração de normas portuguesas e a emissão de pareceres normativos em determinados domínios, nas quais participam, em regime de voluntariado, entidades interessadas nas matérias em causa, traduzindo, tanto quanto possível, uma representação equilibrada dos interesses sócio-económicos abrangidos.
O que é a CT 118
A CT 118 é a Comissão Técnica Portuguesa de Normalização no domínio das Rochas Ornamentais e Industriais e acompanha, fundamentalmente, a atividade normativa desenvolvida pelo Comité Técnico Europeu CEN/TC 246 “Natural Stones”.
Desenvolve normalmente os seus trabalhos em reuniões, podendo organizar-se em Sub-Comissões (SC) e/ou Grupos de Trabalho (GT), de acordo com o seu âmbito de atividades e o programa de trabalhos que pretende realizar. Nas reuniões da CT 118 participam diversas entidades representadas pelos respetivos Vogais nomeados para o efeito.
Que trabalho desenvolve a Comissão Técnica no domínio das Rochas Ornamentais?
Uma das atribuições da CT 118 é participar nas reuniões europeias do CEN/TC 246, através de delegados e peritos, designados para o efeito, transmitindo o parecer/votação sobre a documentação proveniente desse organismo e representando o interesse nacional. Outras atribuições são a elaboração de Normas Portuguesas, documentos normativos, tradução de Normas Europeias e a emissão de pareceres normativos no seu domínio de atividade.
Este trabalho é fundamental para a coerência entre os conteúdos normativos e a realidade das empresas, tendo como objetivo comum garantir a qualidade dos produtos.
A Frontwave, como empresa que trabalha em parceria com universidades e que estabelece a ponte com as empresas do setor da pedra natural, acompanha os trabalhos da CT118 desde 2007, de forma a contribuir para modificações eventualmente necessárias ou aconselháveis, nos documentos normativos do sector, com vista ao enquadramento adequado das pedras naturais nacionais.
A CT 118 foi criada em 1991 e conta, neste momento, com a participação de 21 entidades e 3 Técnicos a Título Individual:
- LNEG
- CTCV
- AIGRA
- ANIET
- ANTÓNIO LONGARITO
- ASSIMAGRA
- CICCOPN
- DIMPOMAR
- EMPRESAS DE LOUSAS DE VALONGO
- ETMA
- FRONTWAVE
- GRANITOS URBANOS
- GRUPO FRAZÃO, SA
- IP PORTO – ISEP
- ITECONS
- LNEC
- MÁRMORES GALRÃO
- RMC/EUROSURFACES
- UNIVERSIDADE COIMBRA – FCTUC – DCT
- UNIVERSIDADE PORTO – FCUP – CIÊNCIAS
- UNIVERSIDADE DE ÉVORA
Aproveitamos para partilhar o apelo do CTCV, Organismo de Normalização Setorial e atual entidade coordenadora da CT118, a todas as empresas e técnicos que trabalhem na área, para se juntarem a este grupo de trabalho.