O Open Day @Frontwave: “O Futuro Digital da Pedra Natural”, que decorreu no dia 15 de março, teve como objetivo principal abrir ao setor da pedra natural a nova Sede, Laboratório e Unidade de Inovação da Frontwave.
Através da apresentação e discussão de temas pertinentes e atuais ligados à transição digital e energética da pedra natural, o evento promoveu um momento de ligação direta entre empresas e entidades ligadas ao setor e criou a oportunidade perfeita para os participantes explorarem o Laboratório de Materiais e Produtos e partilharem informações, dúvidas ou preocupações com a equipa Frontwave.
O evento contou com várias palestras de especialistas de diversas áreas e teve início às 14h com abertura pelo Sr. Presidente da Câmara de Vila Viçosa, que destacou a importância do evento como sendo uma oportunidade de reflexão sobre, e com o setor. Seguiu-se uma intervenção institucional pela Frontwave, que refletiu o seu compromisso com o futuro da digitalização da pedra natural, através da partilha do seu percurso de quase 23 anos, valores, áreas onde atua e apresentação da nova ferramenta Lab.Digital.
As restantes palestras foram focadas em temas muito relevantes no âmbito da Transformação Digital e Sustentabilidade, com a apresentação de soluções digitais de visão, reflexão sobre a importância da avaliação do desempenho ambiental do produto pedra natural, apresentação de produtos circulares, criativos, em pedra natural, relevância do foco na eliminação contínua de desperdícios, aumento da eficiência e melhoria de processos e importância da coleta de dados em tempo real para criação de sistemas inteligentes, automatizados e sustentáveis.
Foi ainda dado destaque à apresentação dos instrumentos existentes para obtenção de financiamento adequado às necessidades de investimento do setor e à apresentação dos resultados do projeto Sustainable Stone by Portugal: WP2 – Digital Stone, onde estão a ser exploradas diversas áreas de investigação, incluindo a exploração de novos materiais sustentáveis para métodos de fabrico aditivo, digitalização de blocos, análise de imagens com suporte de inteligência artificial, entre outros.
Durante o evento, houve ainda a possibilidade de os participantes experienciarem o ambiente de trabalho do Laboratório de Materiais e Produtos e de aprenderem um pouco mais sobre os ensaios que são executados, a sua importância e alguns dos projetos em curso no laboratório.
A tarde terminou com os contributos do Cluster Portugal Mineral Resources e da CCDR Alentejo, que respetivamente, procuraram deixar uma visão sobre a evolução do setor da pedra natural nos últimos anos, que em parte é reflexo do trabalho cada vez mais colaborativo que tem existido entre as empresas e entidades, na qual a Frontwave se inclui; e, sobre as oportunidades financiamento provenientes do quadro comunitário Portugal 2030 e PPR, especificamente direcionadas para a região do Alentejo.
Esperamos que o OpenDay@Frontwave tenha sido uma experiência enriquecedora, como veículo de informação e partilha de conhecimento sobre temas relevantes e atuais para o setor da pedra natural e uma excelente oportunidade para networking e desenvolvimento de contatos profissionais, proporcionando a criação de conexões que podem ser valiosas no futuro.
Se não teve oportunidade de estar presente, veja o vídeo com alguns destaques do evento: