Frontwave Home

PT

Aplicação de Pedra Natural em Pavimentos – Risco de Escorregamento

A Pedra Natural é um recurso natural apto para aplicação em vários contextos. No entanto, para a sua correta utilização é essencial verificar a sua adequação à aplicação desejada.

É nesse contexto que se torna fundamental a determinação das características físico-mecânicas da pedra selecionada, através da execução de estudos e ensaios apropriados, que permitam garantir uma escolha adequada ao uso e, consequentemente, uma aplicação bem sucedida.

No caso de pavimentos de pedra natural, sejam estes interiores ou exteriores, há uma propriedade específica que deve ser avaliada: A resistência da superfície ao escorregamento.

O risco de escorregamento depende em grande parte do tipo de acabamento superficial da pedra que será aplicada. Um acabamento polido, por exemplo, em zonas, ocasional ou frequentemente, húmidas constitui um perigo que deve ser considerado.

Para garantir a segurança na utilização, o que deve fazer-se é ensaiar a pedra, com o acabamento pretendido, quanto à Resistência ao Escorregamento, por exemplo, de acordo com o ensaio descrito na Norma Europeia EN 14231:2003.

Salienta-se que, quando a rugosidade superficial for superior a 1 mm, a norma em questão determina que não é necessário realizar o ensaio, já que a superfície é considerada antiderrapante. Contudo, caso a rugosidade superficial for igual ou inferior a 1 mm, o ensaio torna-se indispensável.

A realização do ensaio indicará um valor SRV (Slip Resistance Value), que poderá ser enquadrado, por exemplo, na classificação adotada pelo Reino Unido, indicada na Tabela 7 do ponto 4.3.4 do Technical Report CEN/TR 17024:2017 – Natural stones – Guidance for use of natural stones.

Pavimentos Escorregamento imagem 768x330 1

Na escolha da pedra a aplicar em pavimentos, deve ter-se ainda em consideração que a pedra sofre desgaste por abrasão ao longo do tempo, o que lhe pode vir a conferir um certo polimento, a que acresce, em exteriores, a ação dos agentes do intemperismo, que podem tornar a situação mais gravosa. Assim, recomenda-se a escolha rochas duras para exteriores.

Na maioria dos casos, a escolha de uma aplicação inadequada resulta em alterações indesejáveis que se podem manifestar ao longo da vida útil da pedra, penalizando a sua utilização, gerando má informação e criando preconceitos. Neste sentido, ensaiar a sua pedra é a melhor forma de conseguir prolongar o tempo de vida do material e garantir uma utilização segura e adequada ao uso, acrescentando valor a este recurso natural.

Frontwave

Fale connosco para realizar o seu projeto.